CÃES :: GATOS :: EXÓTICOS


ADOPÇÃO

Se está a considerar a hipótese de ter um animal de companhia, em vez de comprar um animal de raça, visite o canil municipal da sua área de residência ou o abrigo de uma associação de defesa animal. É possível que se deixe encantar pelo olhar meigo de um animal abandonado que depende de si para ter uma segunda oportunidade de viver. Ao adoptar um animal abandonado, estará ao mesmo tempo a salvar uma vida e a ganhar um amigo incondicional.

Mas, antes de adoptar, é importante pensar nas responsabilidades que daí advêm! Ao trazer um animal para casa estará, sem dúvida, a ganhar um amigo para toda a vida, que lhe trará muitas alegrias, mas estará também a assumir o compromisso de cuidar dele, nos momentos mais fáceis e nos mais difíceis, por toda a vida do animal.

Há vários aspectos a considerar:
.: As férias: quem irá cuidar do animal quando for viajar e não puder levar o seu animal consigo?
.: Os passeios: os cães precisam de passear pelo menos 4 vezes por dia. Mesmo que viva numa casa com jardim, o seu cão precisa de passear pelo menos uma vez por dia.
.: Os tratamentos veterinários: os animais precisam de ir com regularidade ao veterinário, para serem desparasitados e vacinados e para serem tratados, quando estiverem doentes.
.: A esterilização: é importante que o animal seja esterilizado após completar 6 meses de idade, para evitar incómodos de cios e ninhadas indesejadas.
.: A alimentação: o animal deve ser alimentado com ração própria de boa qualidade, a fim de evitar problemas de saúde.

Se estas responsabilidades não o assustam e quiser acolher um animal na sua família, veja aqui onde pode encontrar o seu novo amigo:
http://www.animaisderua.org
http://www.animaisdaquinta.org